Assembleia Municipal de Lisboa aprova criação de corredores ecológicos na cidade
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a recomendação do Grupo Municipal do PAN que apelava à criação de corredores ecológicos na cidade, começando desde já pela ligação das áreas do Parque Florestal de Monsanto localizadas a Sul e a Norte da A5.
Por norma, estas faixas verdes unem áreas naturais que foram fragmentadas pelo Homem devido à necessidade de construção de infra-estruturas, como são exemplo disso as autoestradas.
Estes corredores, já presentes em outros países como a Suécia, permitem que os animais circulem em segurança sem colocar em risco a sua própria vida, tal como a das pessoas que circulam na via pública. Além disso, possibilitam também a dispersão de sementes, o que os torna essenciais para a manutenção da biodiversidade.
“Este tipo de estrutura, não só traz benefícios para a biodiversidade, como permite potenciar a relação da cidade e da população com a natureza, sendo fundamental para reverter a diminuição de espaços verdes das últimas décadas”, refere o PAN.
Após a aprovação a Assembleia recomendou ainda à Câmara Municipal de Lisboa que seja estudada a possibilidade de estabelecer ligações em corredores ecológicos com os concelhos limítrofes, designadamente Oeiras e Amadora, bem como que sejam criados mais corredores verdes no interior da cidade de Lisboa, ligando os espaços verdes já existentes.
“O combate à crise climática e à perda de biodiversidade tem de ser feito em todas as frentes, desempenhando as cidades – nas quais se prevê que 70% da população mundial irá viver até 2050 – um papel crucial e preponderante. Este desígnio deve refletir-se em todas as políticas, designadamente no planeamento e urbanismo, os quais devem pautar-se pela sustentabilidade a longo prazo e pelo respeito intergeracional. O incremento e defesa de espaços verdes, conforme expressa o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, “Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis” é fundamental”, sublinha o Grupo Municipal na recomendação.