Associação do setor das embalagens de vidro lança campanha para pôr os lisboetas a reciclar

A Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) lança uma nova campanha outdoor de sensibilização para a reciclagem de embalagens de vidro, com uma intervenção criativa em vidrões localizados em pontos estratégicos da cidade.
A iniciativa é fruto de parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e, diz a AIVE em comunicado, “aposta na proximidade com a comunidade ao marcar presença em momentos culturais de grande escala e relevância local”, entre eles a Feira do Livro, no Parque Eduardo VII, os Santos Populares, em bairros históricos como Alfama e ainda os Festivais de Verão.

Ao trazer os vidrões para eventos que celebram a identidade coletiva, a cultura e o lazer, a associação quer “normalizar e reforçar” a importância da reciclagem das embalagens de vidro usadas, em qualquer ocasião.
“A presença dos vidrões revestidos de forma criativa pela AIVE, em contexto de festa e participação social, convida ainda à ação imediata e torna o hábito da reciclagem mais acessível e emocionalmente significativo”, aponta em nota.
A AIVE considera importante um maior envolvimento da sociedade na reciclagem das embalagens de vidro, citando dados de 2022 do Eurostat (o gabinete de estatísticas da União Europeia) que indicam que Portugal apenas recicla 57% das embalagens de vidro consumidas, enquanto a meta estabelecida pela UE é de 75% até 2030.
“Para reforçar o impacto e o alcance da iniciativa, a campanha será também amplificada no digital, com conteúdos partilhados nas redes sociais”, informa a AIVE.
“O objetivo é chegar a novos públicos, sobretudo aos mais jovens, e incentivar a reciclagem de embalagens de vidro de forma criativa, positiva e mobilizadora.”