“Ativa-te!” de regresso ao campus do IPS com sete filmes sobre sustentabilidade



O campus de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) volta a ser palco para a exibição de um ciclo de cinema sobre a temática da sustentabilidade, em mais uma edição da iniciativa “Ativa-te!”, a decorrer entre amanhã, dia 18, e 21 de outubro.

O “Ativa-te!” é uma secção do festival CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários e resulta de uma parceria entre a Associação Cultural Festroia e o IPS, integrando mais uma vez o programa de acolhimento e integração dos novos estudantes, mas que se abre também ao público externo interessado explica o IPS em comunicado.

Segundo a mesma fonte, este ano, está prevista a exibição de sete curtas e médias-metragens que, ao longo de quatro sessões, abordarão os temas da saúde reprodutiva, comunidades sustentáveis, alimentação e inclusão, reservando também espaço para uma reflexão/conversa com especialistas convidados após cada projeção.

“De novo em casa?”, distinguido com uma menção honrosa pelo júri do CLIT 2022, é um documentário que explora a opção do parto em casa na Islândia, e será a primeira obra a ser exibida, no dia 18, pelas 14h00 (edifício ESCE/ESS, sala B1.01), seguido de debate com Fernanda Gomes da Costa, docente da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS, e Ana Miguel, do Observatório  da Violência Obstétrica.

No dia 19, a partir das 18h30 (ESTSetúbal/IPS, sala F258), segue-se a temática das comunidades sustentáveis, abordada através dos filmes “A jornada do Gigante”, sobre um rio que conecta várias realidades sociais na cidade de Manaus, Brasil, e “O lado negro do azeite”, obra portuguesa que se debruça sobre Fortes, pequena aldeia alentejana que se debate com os efeitos negativos de uma fábrica de bagaço de azeitona. A conversa com os espectadores será dinamizada por Lisete Epifâneo, docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS).

Girando em torno dos sistemas alimentares de base local e da problemática do desperdício de comida, os filmes portugueses “2030:Resistência” e “Sustento – realidade insaciável” vão ser exibidos na quinta-feira, dia 20, seguidos de conversa com Laura Pereira, da associação Reboot. A sessão tem lugar pelas 09h00, no anfiteatro C1.13, do edifício ESCE/ESS.

O ciclo de cinema encerra, no dia 21, com a temática da inclusão, oferecendo o filme libanês “O avião de papel” e a média-metragem italiana “Dadalove”, distinguida com uma menção honrosa pelo júri do CLIT 2022 e já exibida no Festival de Cannes.

O projeto “Ativa-te!” é financiado em exclusivo pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund/EEA Grants), gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...