Aumento do CO2 na atmosfera está a fazer crescer as plantas



Os cientistas acreditam que o aumento nos níveis de dióxido de carbono fez crescer a quantidade de vegetação em algumas partes do mundo. Após o estudo de imagens de satélite captadas entre 1982 e 2010, eles deram conta de um aumento dramático das plantas na maioria das regiões mais secas do mundo.

Estas regiões incluem partes de África, América do Norte, Médio Oriente e o interior da Austrália. Entre 1982 e 2010, os níveis de CO2 na atmosfera aumentaram 14% – no mesmo período, a folhagem aumentou 11% nessas regiões.

A análise foi realizada por Randall Donohue e a sua equipa da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, em Camberra, Austrália.: “Os satélites são muito bons a detectar mudanças na cobertura foliar total e é em ambientes quentes e secos que se espera que o CO2 tenha mais influência”, explicou Donohue.

O dióxido de carbono actua como um isolante e faz com que as temperaturas aumentem, mas é também vital para o crescimento das plantas. De facto, vários estudos têm revelado a ocorrência de um aumento médio da vegetação em todo o mundo.

A fotossíntese utiliza a energia da luz solar, CO2 e água. A folha pode captar mais CO2 do ar ou água, durante o processo – ou fazer as duas coisas, na presença de altos níveis de carbono.

Apesar deste crescimento, o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa supera em muito os benefícios. Se os níveis de dióxido de carbono continuarem a subir, algumas regiões da Terra podem mesmo tornar-se inabitáveis – sem que nenhuma planta em desenvolvimento o consiga impedir.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...