Austrália: aves herbívoras viciadas em carne surpreendem investigadores
Pequenas aves como catatuas, roselas ou araras estão a tornar-se carnívoras e até perseguem animais maiores que lhes podem roubar a carne, o que está a deixar os cientistas surpreendidos. De acordo com pesquisadores da Universidade de Griffith, na Austrália, estas aves, antes consideradas herbívoras, estão agora a comer carne.
“Nunca vi nada assim. As aves estão a ficar loucas”, explicou à ABC o professor Darryl Jones, da universidade australiana. “Do ponto de vista de pesquisa isto é do mais excitante que pode existir. Há pessoas de todo o mundo que me estão a contactar e dizer: ‘ que raio se passa na Austrália?’”, continuou.
A investigação foi despoletada por um grupo de araras de Brisbane, naquele país, que foram vistas a comer carne crua quando, em teoria, se deveriam alimentar de fruta, pólen, sementes e flores. Segundo Jones, esta mudança de hábitos alimentares terá sido impulsionada pelos próprios cidadãos, que alimentam as aves à mão.
O estudo começou em Março, mas já em 2007 o proprietário Bill Watson tinha reparado que os herbívoros estavam a comer carne deixada propositadamente para aves carnívoras, como kookaburras ou pegas. “Eles apenas comiam sementes, mas depois começaram a perseguir outras aves, afugentando-as da carne… o que me surpreendeu”, explicou Watson, que há mais de uma década alimenta várias aves da sua propriedade.
Segundo o australiano, as sementes deixadas por ele raramente são comidas.
O estudo de Jones levou um seu aluno, Rhiann Gillanders, a descobrir que outras aves herbívoras podem comer carne. Segundo a tratadora de vida selvagem Fran Sanders, alimentar estas aves com carne pode destruir a sua saúde. E mesmo que eles fossem carnívoros ela seria prejudicial, uma vez que esta carne não é conseguida de forma natural pela própria ave.
[nggallery id=2229 template=greensavers]