Austrália constrói jardim vertical mais alto do mundo (com FOTOS)



Patrick Blanc, o inventor do conceito de jardim vertical, e o arquitecto francês Jean Nouvel uniram-se para criar um magnífico projecto no One Central Park, a mais recente torre residencial de Sydney, na Austrália. A vegetação frondosa irá ocupar uma fachada de 166 metros de altura, criando aquela que se espera vir a ser a mais alta parede viva do mundo.

Baseado numa combinação simbiótica entre paisagem e construção, o design revolucionário prepara-se para redefinir o aspecto da cidade. O projecto combina o espaço verde com o edifício, usando um tapete verde exuberante de plantas e jardins em terraços como extensões físicas do circundante Central Park, de 6.400 m2.

A parede será composta por 190 espécies de plantas nativas da Austrália e 160 espécies de plantas exóticas e vai cobrir 50% da fachada do edifício. De acordo com Blanc, o projecto procura replicar uma falésia e assemelhar-se a “uma fatia gigante das Blue Mountains colocadas no meio da cidade”.

O One Central Park será composto por duas torres residenciais com 624 apartamentos. Haverá ainda espaço para 38 penthouses de luxo posicionados numa estrutura saliente nas alturas, bem como um sistema de espelhos motorizados que capturam e direccionam a luz do sol para baixo, para os jardins circundantes. À noite, a estrutura saliente será transformada numa instalação de arte LED cintilante criada pelo artista Yann Kersalé.

A conclusão do projecto está prevista para Janeiro de 2014.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...