Automóvel eléctrico de um lugar chega em 2014 (com FOTOS)
A Innovative Mobility Automobile (IMA), na Alemanha, está a ganhar pontos com o seu Colibri, o automóvel eléctrico urbano que consegue ser pequeno e, mesmo assim, eficiente. É a solução ideal para quem sente que um carro de dois lugares e um motor tradicional já são coisas a mais.
O Colibri é uma solução compacta para a cidade, podendo ser direccionada para uma frota de veículos ou para um programa de partilha de carros. Estas opções saem reforçadas devido a um sistema de controlo à distância incorporado no veículo que permite aos administradores adicionar ou excluir facilmente utilizadores – de um sistema de partilha, por exemplo. O condutor também pode ter acesso a informações como o estado da carga da bateria ou a localização do carro, usando o smartphone ou tablet.
Concebido em torno de uma estrutura de espaço híbrido, o Colibri é único no uso de portas estilo “asas”. Este elemento icónico de design Benz serve como dispositivo de protecção às condições climatéricas, em caso de chuva ou neve. Além disso, as portas permitem uma melhor entrada e saída do veículo.
Outra das características do Colibri é a sua configuração para um único assento. O sistema de lugar singular não só economiza espaço, como também ajuda a reduzir o peso e as dimensões totais. Segundo o fabricante, dois Colibris podem caber perfeitamente num único lugar de estacionamento regular.
No interior, através de um touch screen saliente, a informação visual é apresentada de uma forma mais directa ao condutor.
O automóvel não se destina a percorrer longas distâncias – tem dois motores eléctricos com 24 kW de potência máxima, uma bateria com capacidade de 6.5 kWh e um alcance de 110 Km. A sua bateria tem uma vida útil de 220 mil Km ou oito anos. É capaz de atingir a carga completa em duas horas, a partir de uma tomada de casa, ou 80% em 20 minutos, através de uma estação de carregamento público.