Avistado tubarão branco com cerca de 50 anos na Nova Escócia
A OCEARCH é uma organização que localiza e estuda vários animais no oceano, como tubarões, golfinhos e tartarugas, e contribui com novos dados para a comunidade científica. A recente expedição Nova Escócia 2020 foi a 39º expedição da equipa, e a terceira no local.
Foi descoberto um novo tubarão branco, o maior encontrado no Noroeste do Oceano Atlântico, ao qual chamaram “Nukumi”. O nome foi dado em homenagem a uma figura de avó do grupo indígena Mi’kmaq, dado que a fêmea tem cerca de 50 anos, o que faz dela uma verdadeira “Matriarca dos Oceanos”. A equipa estima que tenha tido cerca de 100 filhos ao longo da sua vida.
A Nukumi mede 5 metros e pesa cerca de 1606 quilogramas, e foi o sexto tubarão a ser encontrado na expedição.“Sente-se uma admiração e um respeito pelo animal, pela sua sabedoria, o que nos proporciona a todos nós. É um nível profundo de respeito”, afirma Chris Fischer, líder da expedição OCEARCH.
“O projeto teve início em 2012 e foi denominado ‘Estudo do Tubarão Branco do Atlântico Norte’”, e tem como objetivo “resolver o enigma da história de vida do tubarão branco do Atlântico Norte, reunindo os dados apropriados que nos digam onde esta população procria, se alimenta e dá à luz”, explicam.