Baleia cinzenta é filmada a nadar entre banhistas numa praia da Califórnia

Uma baleia-cinzenta foi filmada a nadar tranquilamente entre banhistas em Dana Point Harbor, na Califórnia. Nas imagens aéreas, capturadas pelo fotógrafo ambiental Mark Girardeau, é possível observar o mamífero a poucos metros do areal de Laguna Beach e de várias pessoas. 

Em entrevista à afiliada local da NBC, Justin Greenman, da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), observou que pelas imagens é possível notar que a baleia tinha cracas agarradas ao seu corpo, o que sugere aos especialistas que poderá estar com problemas de saúde.

Com cerca de seis metros de comprimento, será um filhote de baleia-cinzenta, provavelmente com dois ou três anos de idade que já deveria ter migrado para o Norte. 

Mas, segundo Bruce Mate, director do Instituto de Mamíferos Marinhos da Universidade Estadual de Oregon, citado pela National Geographic, trata-se de um comportamento habitual da espécie. Durante o verão no Hemisfério Norte, as baleias cinzentas visitam a região e às vezes são vistas em grupos, mas normalmente alimentam-se sozinhas.

Sobre o facto de se ter aproximado tanto da praia e de seres humanos, o especialista diz que na maioria das vezes essas baleias alimentam-se no fundo do mar, comendo pequenos crustáceos, mas que podem ir para qualquer lugar onde houver alimento disponível. 

Dois dias depois de se aproximar de Laguna Beach, o animal também foi visto a nadar em Newport Harbor.

Foto e vídeo: Mark Girardeau

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php