Baleias Jubarte e Franca estão de volta à Geórgia do Sul
A indústria baleeira marcou o século XX, pondo em risco a sobrevivência de várias espécies de baleia. Foram mortas na época cerca de 170 mil baleias, e a Geórgia do Sul foi um local estratégico desta modalidade até 1960.
Um novo estudo liderado pelo British Antarctic Survey (BAS) revelou que a população de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) e franca austral (Eubalaena australis) estão novamente a regressar à Geórgia do Sul. Desde 2013 que se têm registado novos avistamentos e grupos maiores na região.
“A Geórgia do Sul é uma área de notável biodiversidade, que levou décadas para recuperar dos impactos da atividade humana. A primeira onda de recuperação foi por espécies de rápida reprodução, como focas e pinguins, e agora vemos que as baleias jubarte estão a recuperar e a voltar para se alimentar em águas ricas em alimentos”, explica a investigadora do projeto Emma Carroll, da Universidade de Auckland.
Jennifer Jackson, da BAS, afirma “Parece que uma pequena proporção da população de baleias francas do sul se alimenta aqui, enquanto que as baleias jubarte começaram recentemente a alimentar-se em grande número. Será interessante ver como estas tendências continuarão nos próximos anos, incluindo a variabilidade entre os anos.”