Bananas de Moçambique e Jordânia atingidas por fungo que provoca apodrecimento



O fungo Fusarium Oxysporum f. sp. Cubense atingiu uma variedade importante de bananas plantadas para exportação em Moçambique e Jordânia, sendo que os cientistas temem agora que este se espalhe e a variedade Cavendish, a mais consumida do mundo, fique seriamente ameaçada.

Segundo o Huffington Post, o fungo, que foi encontrado em várias plantações, causa o mal-do-Panamá, que apodrece as bananas.

No início do século XX, este fungo causou os primeiros prejuízos importantes em plantações de banana, precisamente, do Panamá. Ao longo da primeira metade do século XX, por outro lado, ele foi dizimando plantações de todo o planeta. A variedade Gros Michel, então predominante, sucumbiu ao fungo, até que na década de 50 se encontrou uma variedade que lhe resistia – a Cavendish.

Durante muitas décadas, os cientistas temeram que este fungo, então confinado à Ásia e Austrália, se espalhasse pelo mundo, pondo em perigo a variedade Cavendish. “Dados os modos actuais de viagem, quase não há grandes dúvidas que ele irá atingir as maiores colheitas de Cavendish”, disse Randy Ploetz, patologista de plantas, em 2008.

No seu livro Banana: The Fate of the Fruit That Changed the World, o autor Dan Koeppel falou com vários investigadores do fruto, que lhe disseram que era apenas uma questão de tempo até que as bananas fossem destruídas pelo fungo. “Basta um pequeno pedaço de terra contaminada, literalmente, para ver esta coisa em todos os continentes”, explicou Koeppel.

A banana é o fruto mais consumido do mundo e, só nos trópicos, é um alimento básico para mais de 400 milhões de pessoas.

Foto:  IAN RANSLEY DESIGN + ILLUSTRATION / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...