Banco BIC, CIP e Vivapower vão investir €30 milhões na eficiência energética nas empresas

O Banco BIC, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Vivapower vão apresentar na segunda-feira o programa Grow With Energy, que visa apoiar com €30 milhões a implementação de projectos de eficiência energética e energias renováveis nas empresas.

O programa Grow With Energy é o maior apoio financeiro e iniciativa privada, alguma vez lançada em Portugal, destinada a promover a eficiência energética e a produção de energia renovável nas empresas.  O programa vai dar prioridade ao aumento da competitividade, da inovação e da melhoria da produtividade das empresas, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa.

Em comunicado, os parceiros explicam que a iniciativa assenta num modelo que prevê o pagamento de parte do projecto com as economias geradas ao longo do tempo, sem que a empresa beneficiária tenha a necessidade de investir directamente. Assim, a empresa não necessita de comprometer a totalidade dos recursos financeiros necessários ao projecto, podendo mobilizar fundos para o crescimento do seu negócio.

A cerimónia, que conta com a presença do Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, irá anunciar os objectivos do programa, as soluções de financiamento disponibilizadas e as medidas e o investimento em projectos de eficiência energética e produção de energia.

“Com esta acção o Banco BIC, a Vivapower e a CIP propõem-se a contribuir para a redução do consumo de energia e competitividade da economia, focando-se no apoio às pequenas e médias empresas, actores essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento sustentável do país”, conclui o comunicado.

Foto: Esteban Maringolo / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores