Banco de jardim português comemora 80 anos



Conhecido como Banco nº1, o banco de jardim inventado por Augusto Martins Pereira, fundador da Alba, cumpre este mês o seu 80º aniversário. O banco, presente em diversas vilas e cidades portuguesas, já foi produzido mais de 20 mil vezes, mas continua a ser encomendado pelas autarquias de todo o país, para as áreas verdes e de lazer.

“O banco foi inventado por Augusto Martins Pereira, fundador da Alba, que implementou os seus conhecimentos de fundição [adquiridos] em Boston, nos Estados Unidos da América”, explicou a empresa de Albergaria em comunicado.

Augusto Martins Pereira viria a falecer em 1960, mas este equipamento de mobiliário urbano continua a ser produzido – até aos nossos dias. Apresentado em cores como o vermelho ou o verde, este banco “faz parte da memória colectiva e identidade cultura nacionais”, explica a empresa.

“A fisionomia, as cores das réguas de madeira, os pés prateados e os baixos relevos do logótipo pintados na cor da madeira mantêm-se inalterados. Permanecem ainda as duas versões – bancos simples e duplos (costas com costas) – nas medidas 1,40 cm e dois metros”, continua a Alba.

Nos anos 40, o banco iniciou a internacionalização, com a exportação direta Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau. Foi um dos produtos mais vendidos da Alba, que também produzia outros equipamentos urbanos e domésticos – colunas de iluminação em ferro fundido, tampas e grelhas de saneamento, postos de incêndio e rega, loiça em alumínio, ferros de engomar a carvão, fogões a lenha ou salamandras, entre outros.

“Não são facilmente perceptíveis as razões para o sucesso do Banco nº1 ao longo destes 80 anos”, avança Pedro Martins Perira, bisneto do fundador e responsável pelo actual relançamento da marca. “A empresa não era propriamente reconhecida por apresentar os preços mais baixos. Surpreendentemente, apesar de inserir com ostentação o logótipo da marca, assumiu-se rapidamente como uma peça de mobiliário comum a todo o território nacional”.

Integrada na Larus, a Alba encerrou 2013 com um volume de vendas próximo dos €500 mil, registando um crescimento de 32% relativamente ao ano anterior.





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