Bankinter adere à reciclagem de cartões de crédito
O Bankinter Portugal e o Bankinter Consumer Finance, filial de crédito ao consumo do Grupo Bankinter, aderiram ao Movimento Merece, que permite dar um final sustentável aos cartões fora do prazo de validade, através da recolha a partir da caixa multibanco, reciclagem e transformação do material em peças de mobiliário urbano, tais como rampas de acesso à praia. Para isso, basta que os clientes insiram os cartões expirados na caixa multibanco em vez de os deitarem para o lixo.
No âmbito desta iniciativa, por cada quilo de cartões recolhidos é plantada uma árvore e assegurada a sua manutenção por 5 anos, compensando desta forma as emissões geradas por cada cartão, já que em 5 anos a árvore absorve 25 quilos de dióxido de carbono, valor equivalente ao gerado pela produção daquela quantidade de cartões. As plantações são integradas em iniciativas de voluntariado e projetos ambientais a decorrer em áreas protegidas de norte a sul do país, sublinha a instituição bancária em comunicado.
Segundo a mesma fonte, com a adesão ao Movimento Merece, o Bankinter e o Bankinter Consumer Finance “contribuem assim para o tratamento ecologicamente responsável dos cartões com componentes eletrónicos e para a minimização do impacto ambiental da sua atividade, reforçando a estratégia que o banco tem vindo adotar para se tornar uma empresa cada vez mais inclusiva e respeitosa com o meio ambiente, destacando-se o plano de sustentabilidade desenvolvido para o efeito”.
Recentemente o Bankinter foi reconhecido com um dos bancos socialmente mais responsáveis do mundo, pela publicação Newsweek, ocupando o sétimo lugar numa lista de 175 entidades (The World’s Most Socially Responsible Banks 2022). O Bankinter faz também parte do exclusivo grupo de instituições cotadas no Dow Jones Sustainability Index, integrando o Top 10 mundial dos bancos com melhor gestão ao nível dos critérios ambientais, sociais e de governo.