Barco transformado em prisão flutuante para poupar dinheiro
Os nova-iorquinos estão habituados a ver muitos barcos no East River, mas muitos não conhecem esta incrível prisão flutuante. A Vernon C. Bain Correctional Facility está localizada a cerca de 1,6 quimóletros da SUNY Maritime College, no Bronx, e foi originalmente construída em 1992 para aliviar a superlotação da prisão de Rikers Island.
Os reclusos podem não gostar de estar confinados a 16 dormitórios e 100 celas, mas ao menos podem desfrutar de um terraço para jogar basquetebol e apreciar as paisagens à beira-mar.
A prisão foi construída em Nova Orleães, por €125,4 milhões (R$ 327 milhões), e só depois levada para Nova Iorque. Na altura o preço foi uma autêntica pechincha – o valor do barco era muito menor do que significaria construir uma prisão de raiz, em terra.
O navio foi baptizado em homenagem ao director Vernon C. Bain, que morreu num acidente de carros poucos meses após a abertura da prisão.
Além das celas, a instituição contém uma biblioteca de direito e uma sala de lazer. Segundo o Inhabitat, esta última chegou mesmo a ser usada durante um curto período de tempo como centro juvenil.