Barreto Xavier: “Cultura faz sempre parte da qualidade de vida”



O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, destacou esta terça-feira a importância da cultura na qualidade de vida dos portugueses. “Podemos ter diferentes indicadores de desenvolvimento mas a cultura faz sempre parte da qualidade de vida”, afirmou o governante. “Há uma correlação entre os indicadores culturais e a qualidade de vida”, sublinhou.

Com base nesta visão, a Secretaria de Estado da Cultura vai organizar o I Fórum Internacional “O Lugar da Cultura”. O evento vai consistir num ciclo de colóquios, conferências e jornadas em torno do papel da cultura para os modelos de desenvolvimento. O objectivo é “promover uma reflexão sobre o impacto que a cultura tem modelos de desenvolvimento actuais”, esclareceu Barreto Xavier falava durante a conferência de imprensa de apresentação do fórum, que decorreu no Centro Cultura de Belém (CCB).

Assim, a partir de 15 de Abril e durante três dias “gente da política, da economia, da cultura e da religião”, como indicou o secretário de Estado, vão debater diferentes perspectivas da cultura na sociedade portuguesa.

Os colóquios e conferências vão decorrer em Lisboa, no CCB, sendo que as jornadas, que vão decorrer ao longo de cinco dias, vão ser descentralizadas e organizadas em diferentes pontos do país para que “as populações conheçam melhor as instituições culturais que existem no país.

O fórum começa a 15 de Abril com o “Colóquio O Lugar da Cultura: Modelos de desenvolvimento para o século XXI”. Para dia 16 está marcado o “Colóquio Cultura e Desenvolvimento: Estudos Cultura 2020” e para o dia 17 as “Conferências políticas culturais sectoriais”. Seguem-se as Jornadas Porta Aberta, entre 18 e 22 de Abril, que vão decorrer em vários pontos do país.

O evento vai reunir personalidades nacionais e estrangeiras de várias áreas, como Daniel Inneraty, professor de Filosofia Política e Social da Universidade do País Basco; José Bragança de Miranda, professor da Universidade Nova de Lisboa; Jonathan Taplin, director do Annenberg Innovation Lab, da Universidade da Califórnia do Sul e Homi K. Bhabha, professor de Humanidades Anne F. Rothenberg e director do Centro de Humanidades Mahindra da Universidade de Harvard.

Nas conferências participam ainda, entre vários outros oradores, o ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Matias de Sousa Mendes; o secretário de Estado da Cultura de Espanha, José María Lassalle e Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura.

Durante o fórum haverá espaço para espectáculos e exibição de filmes pela Cinemateca Portuguesa.

O fórum é de entrada livre e as inscrições podem ser feitas no site criado para o evento.

Foto:  ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...