Bateria de madeira poderá armazenar energia renovável para rede eléctrica



Os investigadores têm-se esforçado para encontrar a bateria perfeita para o armazenamento de energia renovável em larga escala. As baterias de lítio são óptimas para gadgets e até mesmo para carros, mas numa escala maior tornam-se muito caras e pouco ecológicas.

Muitos acreditam que as baterias de iões de sódio são a resposta ao problema. O sódio é barato e benigno para o ambiente. Além disso, são capazes de armazenar grandes quantidades de energia renovável de uma só vez.

O principal obstáculo ao avanço destes mecanismos tem sido o seu curto período de vida, devido ao inchaço do ânodo mediante cada carga e descarga dos iões – duram apenas cerca de 20 ciclos de carga.

A solução surge agora por parte dos investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Eles usaram uma fina camada de papel, feita de fibras de madeira, revestida com nanotubos de carbono condutores que servem como base de uma nano bateria de iões de sódio.

A madeira é capaz de suportar o inchaço e a contratação do ânodo e permite que a bateria sobreviva a mais de 400 ciclos de carga. O resultado é uma das mais duradouras nano baterias já vistas, garante a Universidade de Maryland.

“A inspiração por detrás da ideia vem das árvores”, disse Liangbing Hu, professor assistente de ciência dos materiais. “As fibras de madeira formam uma árvore, quando em contacto com água rica em minerais, e por isso são ideais para armazenar electrólitos líquidos, tornando-os não só na base mas numa parte activa da bateria.”

No final dos ciclos de carga, a madeira fica enrugada, mas ainda assim intacta. Os modelos de computador mostraram que as rugas aliviam a tensão da bateria durante os carregamentos, criando uma bateria flexível e de longa duração.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...