Baterias em fim de vida do Nissan Leaf estão a tornar centros de dados em espaços sustentáveis
A Nissan e a empresa de gestão de energia Eaton estão a reciclar as baterias usadas do Leaf, em fim de vida para ajudar os veículos a circular, e utilizá-las para ajudar a criar um novo centro de dados no norte de França. O centro alberga a empresa Webaxys e ficará situado no eco-parque de Saint-Romain de Colbosc, na Normandia.
O local utilizará a capacidade de armazenamento das baterias eléctricas do Nissan Leaf e as soluções de gestão da Eaton. “Utilizar as baterias recicladas dos veículos eléctricos da Nissan providenciará uma segunda vida para as baterias Leaf, uma vez que já não são úteis para os automóveis”, explica o The Stack.
As baterias são usadas para armazenar energia para consumo futuro, permitindo ao centro de dados integrar-se com as fontes de energia renovável local e permitindo às empresas gerir os custos de energia e utilização de forma mais eficiente – com o armazenamento local de energia, os centros de dados podem gerir as suas necessidades energéticas futuras.
Ao usar uma bateria do Leaf e um backup UPS da Eaton – UPS quer dizer “unitterruptible power supply”, fonte de alimentação ininterrupta – o centro de dados elimina as preocupações ligadas à segurança de utilizar baterias recicladas num ambiente que requer uma… fonte de alimentação ininterrupta.
Recorde-se que os centros de dados utilizam uma enorme quantidade de energia – cerca de 416.2 terawatts/hora em 2015, mais do que o consumo total de energia do Reino Unido no ano passado.
Foto: Kārlis Dambrāns / Creative Commons