BEI e Iberdrola assinam empréstimo de 70 ME para centrais solares
O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Iberdrola assinaram um empréstimo de 70 milhões de euros para financiar as primeiras centrais solares da empresa em Portugal, foi ontem anunciado.
“O banco da UE concederá um empréstimo verde de 70 milhões de euros para a construção de uma carteira de projetos com uma capacidade total de cerca de 188 megawatts (MW)”, lê-se no comunicado enviado à comunicação social.
As novas instalações foram obtidas pela Iberdrola no leilão solar de 2019 e prevê-se que produza energia renovável “equivalente ao consumo médio de mais de 65.000 casas”.
O conjunto de parques implica um investimento total superior a 150 milhões de euros.
O financiamento do BEI será atribuído aos projetos Montechoro I e II (37 MWp), Alcochete I e II (46 MWp), Algeruz II (27 MWp), Conde (14 MWp) e Carregado (64 MWp) e vai incluir também infraestruturas acessórias, como estradas de acesso, subestações e interligações.
“Globalmente, as novas infraestruturas criarão quase 1.000 postos de trabalho durante a fase de construção, além dos gerados noutros setores relacionados”, estimou a empresa.
Trata-se da segunda vez que o BEI financia projetos que a Iberdrola desenvolve em Portugal, depois do empréstimo de 650 milhões de euros para o projeto hidroelétrico do Tâmega.