Belas recebe primeiro torneio de golfe sustentável português em Setembro

O Belas Clube de Campo Senior Open de Portugal, competição inscrita no calendário oficial do European Senior Tour, será o primeiro torneio de golfe sustentável a realizar-se em Portugal. A competição decorre entre 29 de Setembro e 1 de Outubro e será marcada por uma forte logística ambiental, alicerçada em metas sustentáveis ambiciosas.

Para tal, o Belas Clube de Campo, que organiza a competição, contratou a consultora Caos para desenvolver uma estratégia verde, que prevê o cálculo e compensação das emissões de CO2, através de uma política de reflorestação; a separação e reciclagem de 100% dos resíduos recicláveis produzidos – e consequente certificação do evento pela Sociedade Ponto Verde; a optimização dos consumos de águas, energia e combustíveis, assim como a minimização da utilização dos recursos naturais na produção de material de apoio (brochuras ou programas, entre outros).

“A organização do Senior Open de Portugal pauta-se por uma política de sustentabilidade exigente, que leva a um controlo rigoroso da utilização de recursos como a energia e água, compensando o ambiente pelos recursos necessariamente utilizados e envolvendo a comunidade local, que desta forma pode contactar directamente com este desporto de grande importância para Portugal”, explicou Gilberto Jordan, o CEO do grupo André Jordan – que detém o Belas Clube de Campo.

O torneio, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Golfe e do Turismo de Portugal, vai realizar-se num campo de golfe que alcançou este ano a certificação pela norma GEO (Golf Environment Organization), uma certificação que é concedida pela primeira vez na Península Ibérica e que reflecte “o trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade, desde 1998, pela Planbelas, empresa promotora do Belas Clube de Campo”.

Mais recentemente, em Abril, o National Geographic escolheu este campo de golfe como uma das melhores infra-estruturas do género, em todo o mundo, ao nível da preservação ambiental e gestão da água.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php