Belo Horizonte: a cidade em que 9% da população é vegetariana
Muitos dos nossos leitores são vegetarianos e irão gostar, certamente, desta notícia: em Belo Horizonte, cidade brasileira com 2,5 milhões de pessoas, cerca de 9% da população diz-se vegetariana – a percentagem não fica muito longe do total do Brasil: 8% dos brasileiros diz-se vegetariano, o equivalente a mais de 16 milhões de pessoas.
Uma das provas de que Belo Horizonte está cada vez mais vegetariano está, de acordo com o Planeta Sustentável, na quantidade de restaurantes anti-carne que abriram recentemente. “É um terreno muito fértil para o vegetarianismo”, explicou Marly Winckler, presidente da Sociedade Brasileira de Vegetarianismo. “Não é por acaso que, na cidade, aumentam os serviços para este público”.
Há cada vez mais casas especializadas e uma boa variedade de locais fazem entregas sob medida para quem prefere o verde ao hambúrguer – ainda que o hambúrguer vegetariano também seja dekicioso.
Só no último ano, de acordo com o Planeta Sustentável, foram abertos cinco restaurantes 100% veganos em Belo Horizonte. Todos eles apostam no comércio de produtos livres de exploração animal, sejam para fins alimentícios, cosméticos ou vestuários.
“Queremos tornar-nos ponto de encontro para as várias tribos que defendem os direitos dos animais”, explicou Paulo Freitas, de 34 anos, um dos proprietários do Espaço Veg. Nos últimos meses o cardápio vegan ficou mais complexo, até porque muitos dos novos aderentes à causa não dispensa os cachorros quentes ou hambúrgueres.
Para além da defesa da causa animal, os belo-horizontinos valorizam também os benefícios de saúde desta opção. “O consumo de restos de animais está relacionado com o aumento do colesterol mau, pressão arterial, problemas de fígado e cardiovasculares”, explica a nutricionistas Silvana Portugal ao Planeta Sustentável.
Todos os anos, mais de 70 mil milhões de animais são abatidos para consumo em todo o mundo – o número pertence às Nações Unidas (ONU) e se pecar é por escasso.
Veja quais as divisões e subdivisões de vegetarianos – quem sabe o leitor é um novo aderente a esta forma de vida saudável?
Semivegetarianos: são avessos à carne vermelha. Consomem peixes e aves;
Ovolactovegetarianos: não comem carne de nenhum tipo, mas consomem ovos, leite e derivados;
Ovovegetarianos: este grupo aprecia ovos, mas abre mão do leite e derivados;
Lactovegetarianos: tiram os ovos da dieta, mas não o leite e seus derivados;
Vegetarianos estritos: não comem carne, ovos, leite e derivados;
Veganos: evitam todo tipo de carne, além de ovos, leite, mel e seus derivados. Ao contrário dos vegetarianos, cujo princípio é restrito à alimentação, os veganos não usam nenhum produto de origem animal. Couro, lã e seda, por exemplo, são proibidos.
Foto: Vegan Feast Catering / Creative Commons