BetaPlus da Nordea AM torna-se o maior ETF ativo sustentável da Europa 

A Nordea Asset Management (NAM), que conta com um hub estratégico em Portugal, acaba de anunciar que o BetaPlus Enhanced Global Sustainable Equity UCITS ETF passou a ser o maior ETF sustentável de gestão ativa na Europa.

Redação

A Nordea Asset Management (NAM), que conta com um hub estratégico em Portugal, acaba de anunciar que o BetaPlus Enhanced Global Sustainable Equity UCITS ETF passou a ser o maior ETF sustentável de gestão ativa na Europa, num momento em que a gama de ETFs BetaPlus já ultrapassa os 3 mil milhões de euros em ativos sob gestão, apenas alguns meses após o seu lançamento, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o BetaPlus Enhanced Global Sustainable Equity UCITS ETF atingiu 1,9 mil milhões de euros em ativos, seguido pelo BetaPlus Enhanced Global Developed Sustainable Equity UCITS ETF, com 900 milhões de euros. O BetaPlus Enhanced European Select Equity UCITS ETF, lançado em outubro, gere atualmente cerca de 400 milhões de euros.

“Atingir este marco global tão pouco tempo após o lançamento demonstra como as estratégias BetaPlus da Nordea AM respondem às necessidades dos investidores – oferecendo obtenção consistente de alpha, forte controlo de risco e padrões de sustentabilidade de referência, de forma eficiente em termos de custos. Com as versões em ETF, os investidores dispõem agora de um conjunto completo de opções para aceder a estas estratégias” afirma Nils Bolmstrand, CEO da Nordea Asset Management.

Com mais de 80 mil milhões de euros sob gestão, a BetaPlus é uma família consolidada de estratégias active enhanced, com mais de 15 anos de geração consistente de alpha com controlo de risco. Este conjunto inclui soluções tradicionais e sustentáveis, disponibilizadas através de UCITS, fundos e mandatos – três das quais foram recentemente lançadas em formato ETF, em resposta à procura de investidores institucionais e de gestão própria.

Desenvolvidos com base na reconhecida competência da Nordea AM em sustentabilidade, a gama de ETFs ativos sustentáveis BetaPlus oferece padrões avançados de integração ESG, mantendo os benchmarks tradicionais. Estas estratégias vão além das exclusões PAB exigidas pelas orientações da ESMA, assumem o compromisso de manter pelo menos 50% de investimentos sustentáveis e asseguram uma pegada de carbono 25% abaixo dos respetivos índices.

A Nordea Asset Management conta atualmente com mais de 140 colaboradores em Portugal, reunindo equipas de investimento, distribuição e funções transversais num dos seus principais hubs europeus. A operação portuguesa, totalmente integrada na estrutura global da Nordea AM, tem vindo a assumir um papel estratégico, incluindo o desenvolvimento de projetos de Inteligência Artificial e outras áreas para o grupo.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.