Bicicloteca doa livros a sem-abrigo de cidades brasileiras
Aliar a promoção da mobilidade sustentável a uma causa cultural e social nem sempre pode ser conseguido, mas, com as “biciclotecas”, o Instituto Mobilidade Verde (IMV) está a percorrer as ruas das cidadãs brasileiras, doando livros aos sem-abrigo. Os interessados só têm de comprometer-se a passar a obra a outro, assim que terminarem a leitura.
As bicicletas foram adaptadas de forma a carregarem 150 quilos de livros no seu compartimento traseiro e transformam-se, assim, numa biblioteca itinerante. O projecto ainda está no início, sendo que a primeira Bicicloteca foi doada na passada segunda-feira (Dia do Escritor) ao Movimento Estadual de População em Situação de Rua de São Paulo, que oferece assessoria jurídica aos sem-abrigo. Até ao final do ano, serão distribuídos mais nove Biciclotecas a ONGs empenhadas em ajudar os sem-abrigo e levarem a cultura à comunidade.
As entidades que queiram envolver-se no projecto podem inscrever-se no IMV, que avaliará posteriormente o pedido, explica o Correio do Estado. Os particulares também podem participar, através da doação de livros que tenham em casa e que não queiram mais.