Bifes de origem vegetal produzidos em impressoras 3D prometem revolucionar o mercado
A alimentação é cada vez mais um tópico em discussão. As alterações climáticas e o impacto que a indústria da carne provoca no Planeta gerou uma mudança de mentalidades, pelo que é possível ver uma maior quantidade de pessoas a adotar uma alimentação à base de plantas.
Uma empresa sediada em Barcelona, a Novameat, está a revolucionar o mercado ao produzir bifes de origem vegetal através de impressoras 3D. Através desta tecnologia é possível produzir em massa – cerca de 500 quilogramas por hora – de forma mais barata e menos prejudicial.
Os novos bifes de “vaca” e “porco” são uma alternativa à carne, bastante idêntica na sua aparência, mas completamente diferente no seu conteúdo e na maneira como chega aos nossos pratos. Além disso, é mais amiga do ambiente e do Planeta.
Os fundadores esperam que a carne vegetal consiga chegar ao mercado no próximo ano, e têm como objetivo que esta seja vendida diretamente aos consumidores e a empresas.
O objetivo da equipa é, segundo Alexandre Campos, Business Development Manager da Novameat, disse à Reuters “substituir a carne animal por algo melhor para o planeta, para nós e para os animais”.
Pode ver aqui um teste realizado na Mobile World Congress em Barcelona (MCW Barcelona):