Bikotel: os hotéis amigos das bicicletas (com VÍDEO)
Cerca de 70 hotéis portugueses já receberam o selo Bikotel, ou seja, são considerados hotéis amigos das bicicletas. Os Bikotel são unidade de alojamento com boas práticas no acolhimento de ciclistas, tendo sido especialmente criados a pensar nas necessidades daqueles para quem andar de bicicleta – de estrada ou montanha – é a coisa mais importante do mundo.
O projecto surgiu há um ano e meio e é 100% português. “Os hotéis podem ter massagens para ciclistas, guias especializados para acompanharem os ciclistas nas redondezas e descobrirem os melhores trilhos, estradas e saberem interpretar os pontos de interesse”, explicou ao Economia Verde Pedro Pedrosa, responsável pela A2Z e mentor do projecto.
Também os hotéis com serviços de aluguer – ou cedência – de bicicletas podem fazer parte da rede. E não são só os ciclistas que procuram os Bikotel – há histórias de famílias ou grupos de amigos, com maior ou menor preparação física – a fazer reservas, especificamente, para este selo.
“Muitos hotéis já oferecem a possibilidade de fazer um percurso com bicicleta eléctrica. Isso permite a qualquer pessoa, mesmo que não esteja em forma, participar”, concluiu Pedro Pedrosa.
As Casas do Côro, inseridas na Aldeia Histórica de Marialva, Meda, já têm o selo Bikotel. A gerência investiu apenas €1.500 (R$4.850) para tornar o seu hotel num local amigo das bicicletas.
“Estavam criadas as condições naturais para que isso acontecesse. Este é um hotel inserido numa zona histórica, com uma intervenção muito cuidada e com muita preocupação em termos de natureza, e não olhar para este projecto seria estar distraído”, frisou Paulo Romão, proprietário das Casas do Côro.