Bio em casa: cabazes biológicos entregues directamente em casa
Fruta e vegetais biológicos certificados directamente do produtor para a sua casa. É este o conceito da Bio em Casa, uma empresa do norte do país que se dedica à comercialização directa de cabazes com este tipo de produtos.
A Bio em Casa surgiu no final de 2013 pelas mãos de André Silva no âmbito do mestrado em Agricultura Biológica que frequentava na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Porém, a ideia de distribuir produtos biológicos começou um pouco antes. “Tinha testado o modelo de entrega de cabazes na cidade onde morava, Valongo, e onde há dificuldade de acesso a produtos biológicos certificados de qualidade”, conta André ao Green Savers.
Actualmente, a Bio em Casa opera no Grande Porto, entregando dezenas de cabazes semanais nas casas dos clientes. 95% dos produtos provêm de agricultores de Marco de Canavezes, Penafiel, Vila Nova de Gaia, São Pedro do Sul, Ponte de Lima e outras localidades da região.
A Bio em Casa está certificada pela Ecocert – uma entidade independente e reconhecida a nível mundial – para a comercialização de produtos biológicos. “Isto significa que somos auditados e controlados anualmente, para garantir que os nossos produtos são todos provenientes de agricultores também eles certificados. Assim, sempre que conhecemos um novo produtor, exigimos o seu certificado referente aos alimentos que nos estão a apresentar”, explica.
Para além da entre porta-a-porta dos cabazes, André Silva entrega ainda fruta biológica em duas empresas da cidade Invicta, bem como snacks saudáveis num sistema a que chama “vending de confiança” – “as pessoas colocam num mealheiro o valor referente ao que consomem, sem necessidade de uma máquina”. Mais recentemente, a Bio em Casa lançou o projecto “Bio em Casa Baby”, que permite às mães e pais associarem ao cabaz convencional outros produtos para o bebé, como purés, leites e até cosméticos biológicos.
A Bio em Casa faz também, pontualmente, catering para eventos. Exemplo disso foi a participação na edição do Festival Marés Vivas, onde disponibilizou fruto biológica para os artistas e pessoal de produção. “Foi uma experiência fantástica e demonstra a preocupação da organização com a temática da sustentabilidade”, indica André Silva.
Para os interessados, a Bio em Casa disponibiliza ainda “know-how” para a criação e manutenção de terrenos ou jardins. “Uma das formas de o fazer, de maneira económica, é organizar in loco um workshop com mais participantes, criando assim uma actividade com valor pedagógico enorme e ajudando as pessoas a compreenderem e a tratarem do seu espaço verde”, refere André.
No futuro, o objectivo da Bio em Casa passa por associar as entregas de cabazes à produção num terreno que foi arrendado em Leça do Balio. “Fizemos análises às águas e os resultados foram óptimos, o que nos permite com segurança, numa zona relativamente urbana (a 5 minutos do Porto) sonhar com um jardim produtivo biológico, palco de workshops sobre sustentabilidade, laboratório científico na área do eco-design e um “templo” natural de inspiração”, conta André Silva.
A encomenda dos cabazes da Bio em Casa pode ser feita no respectivo site ou na página de Facebook.
Foto: Bio em Casa