Bio+Sintra reduz mais de 19 mil toneladas de carbono através de workshops e acções de campo
A Parques de Sintra prepara-se para lançar vários workshops e saídas de campo, que terão como pano de fundo reduzir as emissões de carbono em 19 mil toneladas. Estas acções estão previstas no projecto Bio+Sintra, que reduzirá até 128 mil toneladas de CO2, e terão lugar no Parque da Pena, em Monserrate (área do Convento dos Capuchos e tapadas anexas).
De acordo com a Parques de Sintra, está prevista a participação de 90 grupos escolares, 20 grupos organizados por associações locais e 100 empresas.
“A acção que estamos agora a iniciar é decisiva para o cumprimento dos objectivos de sensibilização para os valores naturais da paisagem cultural de Sintra e para promover atitudes amigas do ambiente”, explicou em comunicado a coordenadora do projecto Bio+Sintra, Maria Inês Moreira.
O objectivo é chegar ao final do projecto com a participação de 90 grupos escolares, 20 grupos organizados por associações locais e 100 empresas, envolvendo-se em acções como a colocação de 30 rampas ou ilhas em lagos e tanques para prevenir o afogamento de anfíbios e repteis; a colocação de 50 caixas-ninho e 100 comedouros para aves; a instalação de 30 abrigos para o escaravelho Vaca-loura; a realização de 150 análises de água com kits próprios; ou a reflorestação de 20 hectares de área florestal.
O Bio+Sintra é co-financiado pela Comissão Europeia, através do programa Life+, e terá a duração de três anos. O objectivo passa por potenciar a mudança de comportamentos diários e hábitos de visita à Serra de Sintra, através de uma série de actividades de informação e sensibilização para com a biodiversidade.