Bisontes das florestas vão voltar ao Alasca em 2014



As autoridades responsáveis pela vida selvagem no Alasca querem aumentar a população de 130 bisontes das florestas existente no Centro de Conservação da Vida Selvagem do Alasca, um refúgio em Portage, a sul de Anchorage. Para isso, vão proceder à reintrodução de uma nova manada no local em 2014.

Os cientistas estimam que os bisontes das florestas no Canadá tenham sido cerca de 168 mil no final de 1800. Os números foram caindo, devido à destruição do habitat, chegando agora apenas a algumas centenas. No Alasca, o bisonte das florestas selvagem praticamente desapareceu.

Espera-se agora que novos animais sejam colocados no Alasca, juntando-se à pequena população existente. A nova manada será primeiramente reintroduzido em áreas cercadas, até se adaptar ao novo habitat, sendo depois eventualmente solto na natureza.

As autoridades estão esperançosas no sucesso do procedimento, uma vez que esforços semelhantes de reintrodução com animais vindos no Canadá no passado foram bem-sucedidos. As autoridades canadianas conseguiram aumentar a sua população de bisontes das florestas selvagens para cerca de 9 mil, metade dos quais livres de doenças de bovinos. Espera-se que o mesmo venha a ser possível no Alasca.

Segundo o TreeHugger, limitações para a caça poderão ser incluídas no futuro da protecção da manada, caso a experiência seja bem-sucedida. As autoridades estaduais e federais já anunciaram, no entanto, que o Acto das Espécies Ameaçadas não impedirá o desenvolvimento da exploração mineira, de gás ou de petróleo na região.

O bisonte das florestas é conhecido pelo seu uso para casacos felpudos, pela sua grande cabeça e pelo seu grande porte. Um macho médio adulto pesa, em média, cerca de 900 Kg.

Mike Miller, director-executivo do Centro de Conservação da Vida Selvagem do Alasca, vincou numa conferência de imprensa a importância desta medida, dizendo: “O que o elefante é para África, o bisonte das florestas é para a América do Norte”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...