A “Bolha”, o organismo com 500 milhões de anos e 720 tipos de sexo
O Planeta Terra é casa para milhões de espécies diferentes, cada uma com as suas características e funcionalidades diferentes. Este organismo chama-se “Blob”, mas podemos tratá-lo também por “Bolha”.
O Physarum Polycephalum é um ser vivo unicelular que habita no mundo há mais de 500 milhões de anos, revela o Jornal Público. Embora tenha a aparência de um fungo, como um cogumelo, a forma como age é semelhante à de um animal, pelo que os cientistas não sabem ainda como o definir.
Megan Dobro, Professora e investigadora da Universidade de Hampshire, explica “Os fungos viscosos navegaram em ecossistemas complexos como o solo de floresta, por um bilião de anos, provando ser alguns dos maiores otimizadores do Planeta.”
De cor amarela, o Blob alimenta-se de bactérias e micróbios, tem 720 tipos de sexo, movimenta-se entre 1 a 4 centímetros por hora, e regenera-se em dois minutos. “O mais incrível é a sua capacidade de resolver problemas, apresentar personalidades diferentes e até mesmo de comunicar, enquanto não tem cérebro”, afirma o Parc Zoologique de Paris.
Este ser vivo tem uma grande capacidade de sobrevivência, e consegue entrar numa fase de dormência caso o ambiente não lhe seja favorável.
Jonathon Keats, Filósofo experimental, enfatiza no comunicado da Universidade de Hampshire “Os fungos viscosos plasmáticos são superorganismos, o que significa que o seu interesse próprio é inseparável do interesse coletivo. O mesmo é verdade para nós humanos, só que a sociedade ainda não percebeu isso.”