BMW Group consolida aposta em frota cada vez mais sustentável



A BMW vendeu 9.695 unidades em 2022, o que representa um decréscimo de 13,9% em relação a 2021. Ainda assim, alcançou uma “performance de registo” ao nível dos veículos eletrificados. Os veículos BEV e PHEV representam atualmente 46% do total de vendas da marca, um valor acima da média de 21,7% registada no mercado nacional, informou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, quando falamos de veículos exclusivamente elétricos, o crescimento para a BMW foi na ordem dos 138,1%. Os modelos 100% elétricos representaram 15% das vendas da BMW, valor “igualmente acima da média do mercado nacional”, de 11,4%.

O BMW Série 1 (5 portas) foi o modelo mais vendido da marca, com 2.166 unidades vendidas em 2022. A gama BMW Série 1 representou 22,4% das vendas da BMW, surgindo à frente das gamas BMW Série 3 (15,4%) e BMW Série 4 (12,9%). Destaque ainda para o novo modelo BMW i4, 100% elétrico, que com 864 unidades vendidas representou 8,9% do total de vendas da marca.

Entre novos lançamentos eletrificados, destaque ainda para o BMW Série 2 Active Tourer PHEV e BMW X1 PHEV, que surgem como líderes na autonomia elétrica no seu respetivo segmento. Já o BMW iX1 xDrive30 vem juntar-se aos já existentes BMW iX3 e BMW iX, enquanto o BMW i7 promete assumir-se como um dos grandes destaques do setor em 2023, reforçando o perfil de liderança da BMW no segmento de mobilidade elétrica premium.

O Grupo destaca ainda um ano marcado por vários lançamentos em celebração dos 50 anos da BMW M, que incluiu ainda o recorde histórico de vendas da BMW M – com 510 unidades vendidas –, muito devido a ajuda dos M performance eletrificados. Entre os destaques nas novas edições estão o BMW M4, incluindo a edição especial de aniversário, e o anúncio dos novos BMW M2, BMW M3 Touring e BMW 3.0 CSL, bem como do novo BMW XM, simultaneamente a primeira criação original da BMW M desde o icónico BMW M1 e o primeiro eletrificado da divisão desportiva da BMW.

MINI – Veículos eletrificados com crescimento de 10,4%

Em 2022, a MINI vendeu um total de 1.881 unidades, o que corresponde a um ligeiro decréscimo na ordem dos 3,9% face a 2021. Apesar do contexto desafiante para o setor, a marca registou um aumento na percentagem de veículos eletrificados nas vendas na ordem dos 10,4%. No último ano, os veículos eletrificados representaram 42% do total das vendas da marca.

Em 2022, o modelo mais vendido foi o MINI 3 Portas com um total de 654 unidades vendidas, sendo que 404 correspondem à versão 100% elétrica, seguido do MINI Countryman, com 543 unidades vendidas no último ano – com 391 a corresponderem à versão híbrida plug-in.

Destaque também para os modelos John Cooper Works, que em 2022 alcançaram o seu melhor ano de sempre, totalizando 159 unidades vendidas – no mesmo ano em que a submarca da MINI celebrou 20 anos. Entre os momentos altos destaca-se ainda a chegada da edição especial do MINI John Cooper Works dedicada à piloto pioneira Pat Moss e o anúncio do primeiro modelo crossover totalmente elétrico da nova família MINI, o MINI Concept Aceman, uma antevisão do novo design da futura geração de modelos da marca.

“O último ano fica ainda marcado por uma nova fase da parceria da MINI com a galeria Underdogs, o Vhils Studio e o Festival Iminente, que reforçou a notoriedade da marca no que diz respeito à sustentabilidade e à relação com a cultura e a arte urbana nacionais. Desta parceria resultaram diversas iniciativas, bem como novas criações artísticas, como é o caso da homenagem de Vhils a Sir “Alec” Issigonis, que recorreu a uma nova técnica – “Grid Job” – para retratar o britânico que desenhou o primeiro e icónico MINI”, conclui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...