Bola de futebol usada para treinar caça das chitas (com FOTOS)
Há um ano, Kim e Hein Schoeman acolheram um casal de chitas bebé na sua casa, na África do Sul, e deste então prepara-as para regressarem à natureza. O método utilizado é inovador: uma bola de futebol de plástico, que as ensina a caçar.
As duas crias chegaram à casa dos Shoeman depois de a sua mãe ter dado à luz quatro bebés, no Garden Route Game Lodge, mas apenas poder criar dois.
As duas chitas estão a ser criadas com os filhos do casal sul-africano, Malan e Kayla, que tinham apenas dois ano e três meses, respectivamente, quando receberam companhia.
Os resultados têm sido muito positivos e dentro de seis meses, quando os animais regressarem à natureza, não deverão ter grandes problemas para garantirem a sua sobrevivência.
Através da bola de futebol, Kim e Hein simulam armadilhas, explicam aos animais qual a melhor altura de atacar.
“Começámos por desenvolver a perseguição, ataque e posse, que são provavelmente os três movimentos mais importantes”, explicou Hein. “Mesmo com a sua velocidade, sem conseguir chegar à presa e mantê-la, a sua perseguição não serve de nada”. Até a linguagem é futebolística, como o leitor pode ver.
Segundo os dois voluntários, a mãe destas crias, quando era mais pequena, caçava animais com o dobro do seu tamanho. E essa herança foi passada para os filhos. Com dois anos e meio as chitas terão o seu tamanho adulto – duas vezes o actual – e capacidade suficiente para caçar. Aí, elas serão libertadas.