Bombaim: uma torre de contentores para a favela de Dharavi



A arquitectura baseada em contentores marítimos, quando bem-feita, é de louvar e até apreciar. Mas há algo de futurista e surreal em levar estas infra-estruturas para os arranha-céus.

É esta a ideia, porém, que a Ganti and Associates Design quer implementar na favela de Dharavi, em Bombaim, na Índia. A torre, que ainda não tem nome, pode alcançar os 100 metros de altura e, ainda que os contentores não possam com o peso da estrutura, eles são suportados por uma viga de aço.

Por outro lado, o design exterior da terra funciona a favor dos contentores, que serão pintados de cores diferentes, dando ao edifício uma outra dimensão e notoriedade.

O interior é espaçoso, ao contrário do que poderíamos pensar, e cada apartamento poderá ter até três contentores unidos. Assim, há espaço para duas casas de banho, uma cozinha, um escritório, um quarto principal e outro para os miúdos, uma lounge e sala de jantar. Todos os apartamentos dão para uma zona central que inclui escadas e elevadores.

Para além dos contentores marítimos reciclados, as características de sustentabilidade da torre incluem uma série de painéis solares montados na fachada sul, iluminação LED em todo o interior e turbinas eólicas.

Segundo o Gizmag, tudo é perfeito em teoria. Na prática, a proposta não refere a forma como o edifício irá lidar com o calor solar – os apartamentos serão, provavelmente, muito quentes – nem data de construção. “Suspeitamos que a torre de contentores permanecerá, provavelmente, um conceito”, conclui o site.

[nggallery id=2157 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...