Braga inaugura central solar no Balcão Único de Atendimento

O Balcão Único de Atendimento da cidade de Braga inaugurou uma central solar, no parque exterior do Pópulo, que permite que o equipamento funcione de forma mais sustentável, diminuindo as emissões de CO2. Segundo a Câmara Municipal de Braga, esta intervenção enquadra-se num conjunto mais amplo de acções vocacionadas para o aumento da eficiência energética e tem como objectivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A Central Solar possibilita a produção de energia alternativa para a alimentação das instalações mecânicas, afectas à climatização, a partir de uma central fotovoltaica situada no parque de estacionamento a norte do edifício municipal do Pópulo.

Esta central é composta por 270 painéis do tipo policristalino, debitando uma potência máxima de cerca de 70 KW. Trata-se de uma instalação de autoconsumo, cuja potência está permanentemente a ser debitada pela rede das instalações mecânicas – AVAC (climatização) e pela rede informática afectas ao Balcão Único. Segundo a autarquia, a poupança poderá ser superior a €100 por dia.

O parque exterior do Pópulo está suportado por uma estrutura metálica implantada sobre uma garagem coberta existente e que, para além de proporcionar uma insolação uniforme, dá sombra e protecção às viaturas estacionadas da sua área. A obra custou €174.000.

“O recurso a uma fonte de produção de energia alternativa para alimentação das instalações era condição do financiamento comunitário para implementação do Balcão Único”, continuou a autarquia. A remodelação do Convento do Pópulo foi financiada em 85% pelo QREN ON2.

Deixar uma resposta

Patrocinadores