Brambles atinge o objetivo de 2020 e utiliza apenas madeira com certificação 100% sustentável
A Brambles foi este ano nomeada como a empresa mais sustentável a nível global pela Barron’s Magazine, e possui uma classificação geral A da ferramenta de avaliação de circularidade da Ellen MacArthur Foundation, porém, atingiu agora uma nova meta.
A empresa global de soluções para a cadeia de abastecimento presente em quase 60 países, atingiu o seu objetivo de 2020 de utilizar única e exclusivamente madeira com certificação 100% sustentável, proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Estas florestas têm de ser certificadas pelo Conselho de Gestão Florestal (FSC®) ou pelo Programa para o Reconhecimento de Sistemas de Certificação Florestal (PEFC™).
De acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF), as florestas representam o maior armazenamento terrestre de carbono; As florestas certificadas garantem que os procedimentos estão em conformidade com um padrão de gestão reconhecido que conserva e aumenta a biomassa, garante a recuperação de terrenos e protege o solo e fontes de água. O programa também tem um impacto social e económico positivo nas respetivas comunidades locais no que diz respeito a direitos humanos e laborais.
Fernando Martinez, Vice Presidente do Global Procurement da Brambles, o impacto deste marco tem repercussões a vários níveis. “Ao atingir este objetivo global, não só garantimos que estamos a cuidar dos escassos recursos naturais do planeta e a eliminar a desflorestação na nossa cadeia de abastecimento, como estamos também a tornar as cadeias de abastecimento e os nossos clientes a nível global mais eficientes e competitivos graças a um programa centrado na sustentabilidade”. No entanto, afirma que a empresa não fica por aqui:“Podemos ter orgulho neste feito, mas ainda podemos fazer mais.”