Brasil: Autoridades resgatam 41 animais selvagens em cativeiro ilegal que eram vendidos em churrascaria
As autoridades brasileiras apreenderam, no passado dia 25 de agosto, 18 porcos-do-mato (Pecari tajacu) e 23 cutias (do género Dasyprocta) que estavam a ser mantidos em cativeiro ilegal numa churrascaria no estado brasileiro do Piauí.
Em comunicado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) avança que a operação foi desencadeada “após denúncia de que uma churrascaria funcionava ao lado de um criadouro ilegal”. De acordo com as informações oficiais, os animais selvagens seriam “abatidos para comercialização de carne de caça”.

O médico veterinário do Ibama, Fabiano Pessoa, citado em nota, destaca que a prática representa um crime ambiental e também um risco para a saúde pública, destacando “o risco de saúde para quem mantém esses animais silvestres em cativeiro ilegal” e para quem consome a sua carne.
Segundo o especialista, “as condições de manutenção e manejo dos animais vendidos ilegalmente pelo restaurante não passavam por nenhum controle de cuidados de higiene e veterinários, sendo um meio de transmissão de doenças, além do crime ambiental”.
Diz o organismo brasileiro que os animais foram sujeitos a avaliações médico-veterinárias no local e depois encaminhados para as instalações do Ibama em Teresina, no Piauí. Está agora a ser estudada a hipótese de voltar a libertar os animais apreendidos na Natureza.