Brasil: equipa de veterinários presta socorro a animais de rua (com FOTOS)
No Brasil, a cada segundo, 15 animais são atropelados nas estradas. Os dados impressionantes pertencem à Universidade Federal da Lavras, partir de estimativas do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, e já motivaram o desenvolvimento de apps específicas para salvar a fauna selvagem nas auto-estradas.
No entanto, esta app não chega até às cidades brasileiras, pelo que uma equipa de veterinários lançou o SamuVet – um serviço de atendimento móvel de urgência veterinária para animais de rua.
Florianópolis foi a primeira cidade a adoptar o SamuVet, em Julho de 2014, e o serviço até recebeu o apoio da prefeitura, que cedeu um carro para os atendimentos, e da entidade Bem-Estar Animal, que o reformou e adaptou para as necessidades específicas.
Segundo o Planeta Sustentável, o serviço tem um atendimento de 24 horas e só pode ser accionado por equipas de segurança pública – como bombeiros, polícias militares e guardas civis – que estiverem a atender a alguma ocorrência, como um acidente com animais de rua.
Hoje, o serviço chega a cidades como Cachoeirinha, que adoptou o SamuVet em Janeiro, Porto Alegre, em Fevereiro, e Corumbá, em Março. Para além de atender animais de rua, o serviço encaminha-os para abrigos que os possam dar para adopção. Para quando um serviço idêntico nas cidades portuguesas?
[nggallery id=1594 template=greensavers]