Brasil: plástico de base biológica testado em embalagens
A Tetra Pak anunciou esta semana que todas as embalagens que produz no Brasil estão agora a utilizar polietileno de baixa densidade de base biológica (LDPE). Combinado com o cartão, o uso de plástico LDPE de base biológica produzido a partir da cana-de-açúcar aumenta para 82% o conteúdo em materiais provenientes de fontes renováveis numa embalagem Tetra Brik Aseptic de 1000ml Baseline.
Em Fevereiro deste ano, a Coca-Cola Brasil tornou-se a primeira empresa a utilizar as novas embalagens para as suas bebidas de sumo Del Valle, anteriormente disponíveis em embalagens de cartão convencionais. “Na sequência deste sucesso, o teste piloto está agora a ser alargado para incluir todos os 150 clientes da Tetra Pak Brasil, num volume total de mais de 13 mil milhões de embalagens todos os anos”, explica o Protege o que é Bom, agregador de conteúdos da multinacional.
“Estamos particularmente orgulhosos em sermos os primeiros na indústria a utilizar LDPE de base biológica em embalagens de cartão para bebidas”, afirmou Charles Brand, Vice President Marketing & Product Management da Tetra Pak. “Acreditamos que a melhor forma de proteger o futuro sustentável da indústria de embalagens e de responder aos desafios globais de uma crescente escassez de matérias-primas à base de combustíveis fósseis, é incrementar cada vez mais o uso de recursos renováveis. Temos a ambição de desenvolver uma embalagem 100% renovável, partindo de uma base média atual de 70%. Este lançamento é um passo importante nessa direção.”
Produzido pela Braskem, um dos principais produtores de biopolímeros do mundo, o LDPE de base biológica utilizado nas embalagens da Tetra Pak tem as mesmas propriedades físicas e químicas que o polietileno derivado de combustíveis fósseis. Não são necessárias modificações nos equipamentos para que os clientes da Tetra Pak possam adotar este novo material de embalagem.
A Tetra Pak está a dar prioridade ao mercado brasileiro na produção de plástico de base biológica, mas a intenção da empresa é estender a oferta a mais mercados no futuro.
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