Britânicos trabalham o equivalente a 33 dias extra a partir de casa. E os portugueses?



Os trabalhadores britânicos fazem o equivalente a 33 dias extra a partir de casa por ano, adianta um estudo publicado ontem pela Microsoft. A cada semana os funcionários fazem, em média, quatro horas e 51 minutos de trabalho extra. Isso ressente-se nas suas vidas sociais e familiares.

Segundo o Daily Mail, mais de metade dos trabalhadores inquiridos disse que cancela ou adia regularmente compromissos sociais e um quarto revelou ter de trabalhar num dia de folga para cumprir prazos.

Um em cada cinco pais teve de faltar a uma reunião na escola dos filhos e 13% perdeu mesmo o aniversário do próprio filho. Também um em cada 10 trabalhadores não esteve presente no aniversário do parceiro, revela a pesquisa realizada pela Microsoft para o lançamento do Office Home Premium 365.

Um quarto dos trabalhadores disse usar a nuvem para trabalhar à distância, evitando problemas com o chefe, enquanto 18% afirmou que a tecnologia já os tinha ajudado a prestar apoio a um contracto ou cliente. Mais de um em cada três britânicos acredita mesmo que poderia eliminar uma hora ou mais do seu horário, caso fosse capaz de trabalhar em movimento, como durante o trajecto que faz diariamente.

Curiosamente, um em cada três trabalhadores disse acreditar que os dispositivos móveis lhes têm permitido estabelecer um melhor equilíbrio entre a vida familiar e profissional.

Abigail Rappoport, porta-voz da Microsoft Office, defende que, à medida que o ritmo da vida moderna aumenta, estamos cada vez mais pressionados pelo factor tempo. “No entanto, o aumento de dispositivos móveis, de média sociais e a nuvem estão a mudar radicalmente a forma como vivemos e trabalhamos – nós queríamos descobrir como os britânicos se estão a gerir neste novo ambiente”, justificou ele.

“Nos últimos 20 anos, verificaram-se provavelmente mudanças mais radicais nas nossas vidas profissionais do que no século anterior”, disse a especialista comportamental Jenni Trent-Hughes. E acrescentou: “Já não é preciso usar casaco e gravata e sentar-se num escritório. Agora pode aceder aos seus documentos sempre que quiser, onde quer que esteja – e até trabalhar neles com o seu chefe”.

Costuma trabalhar em casa, depois de um dia normal de trabalho? Conte-nos a sua história nos comentários desta notícia ou no Facebook.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...