Búzio descoberto na Gruta de Marsoulas é o instrumento de sopro mais antigo deste género (e pode ouvi-lo aqui)



A Gruta de Marsoulas, nos Pirinéus, é um local onde se encontram vários vestígios da Cultura Magdaleniana, entre c. 15000 a.C. e 9000 a.C. Um búzio da espécie Charonia lampas foi encontrado na gruta em 1931, mas só agora foi analisado.

O búzio, estudado pela equipa do Le Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), tem 18 mil anos e acredita-se ser o instrumento de sopro descoberto mais antigo deste género. A sua concha mostra vários indícios de utilização, desde a ponta partida, aos cortes na abertura e ao pigmento vermelho, que sugerem que este tenha sido um objeto simbólico.

“Além de nos imergir nos sons produzidos pelos nossos antepassados magdalenianos, esta concha reforça a ideia de intercâmbio entre os Pirenéus e a Costa Atlântica, a mais de 200 quilómetros de distância”, explicam em comunicado.

Curioso para saber qual o som emitido por este instrumento do Paleolítico Superior? Ouça aqui o áudio disponibilizado pela CNRS:

 

© C. FRITZ, G. TOSELLO, G. FLEURY, E. KASARHÉROU, PH. WALTER, F. DURANTHON, P. GAILLARD, J. TARDIEU. SCIENCE ADVANCES,10 FEB 2021: EABE951




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...