Cabo Verde ordena e valoriza bacia hidrográfica para aumentar armazenamento de água
O Governo de Cabo Verde vai ordenar e valorizar a Bacia Hidrográfica de São João Baptista, no município da Ribeira Grande de Santiago, num financiamento bancário, para aumentar o armazenamento de água, foi hoje anunciado.
O lançamento do Projeto de Ordenamento e Valorização da Bacia Hidrográfica de São João Baptista vai ser feito pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, com o intuito de combater a pobreza nessas localidades, que abrange cerca de 6.000 habitantes.
O projeto vai beneficiar as nove comunidades da Bacia Hidrográfica de São João Baptista, nomeadamente Pico Leão, Belém, Santana, Tronco, Alfarroba, Beatriz Pereira, Chã Gonçalves, Chã de Igreja e Gouveia.
Entre as várias intervenções previstas, destacam-se a construção de 15 diques de captação de águas superficiais, a instalação de mais de 21.000 metros de redes de adução e distribuição de água, a criação de 19 furos com painel solar, a construção de 37 reservatórios, a reabilitação de quase 24 quilómetros de vias de acesso a parcelas agrícolas e a construção de 77 diques de correção torrencial.
“Prevê-se que estas obras permitam um aumento de cerca de 32 hectares de terreno para regadio, a recuperação e proteção de 161 hectares de terras aráveis contra a degradação, um aumento no rendimento hortícola, a criação de 597 postos de trabalho permanentes e uma receita bruta anual de aproximadamente 750 mil contos – 750 milhões de escudos (6,8 milhões de euros)”, segundo o Governo.
Segundo a mesma fonte, as ações permitirão um maior armazenamento de água, o desenvolvimento da agricultura, aumento da produção agrícola e a redução da pobreza através da melhoria e diversificação das atividades agrícolas e pecuárias.
O projeto é financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA), em 15 milhões de dólares (13,3 milhões de euros), com uma comparticipação de 10% do Governo de Cabo Verde.
O município da Ribeira Grande de Santiago, que faz fronteira com a cidade da Praia, conta com cerca de 8.000 habitantes, e tem como ponto principal da Cidade Velha, património da humanidade, cujo centro dista a cera de 12 quilómetros da capital do país.