Caçadores podem matar 2.000 cetáceos este ano em Taiji
A caça anual de golfinhos em Taiji, Japão, deverá arrancar este ano a 1 de Setembro. O governo local já publicou as quotas de caça permitidas – cerca de 1.938 golfinhos e baleias que podem ser mortos ou capturados.
Os números divulgados pelo governo japonês permitem a caça e abate de sete espécies diferentes no local que ficou conhecido como “A Enseada”, devido ao documentário com o mesmo nome que expôs a caça praticada nesta região japonesa.
Depois de encurralados na enseada, parte dos cetáceos é abatida e a sua carne vendida para consumo, mas a maioria dos animais é vendida a parques e aquários de todo o mundo. Em 2013, foram exportados 78 golfinhos vivos para o Vietnam (5), Coreia do Sul (6), Rússia (15), Ucrânia (20) e China (32). Os golfinhos renderam cerca de pouco mais de €2 milhões, refere o Dodo.
Actualmente, existem cerca de 99 parques marinhos que possuem animais caçados em Taiji. O grupo Ceta-Base criou um mapa interactivo que mostra os parques marinhos que compram animais directamente de Taiji e também outros parques que detêm cetáceos que foram caçados.
As quotas de morte disponibilizadas pelo Governo nipónico são as seguintes:
Baleia-piloto de barbatana curta: 114
Golfinho riscado: 450
Golfinho roaz: 509
Golfinho-de-risso: 261
Falsa-orca: 70
Golfinho-de-laterais-brancas-do-pacífico: 134
Golfinho-pintado-tropical: 400
Foto: kservick / Creative Commons