Cada utilizador do Facebook gerou 3,5 Kg de CO2 em 2012
Cada um dos 1,1 mil milhões de utilizadores do Facebook é responsável pela emissão de 3,5 Kg de CO2 ao partilhar fotos, enviar mensagens e assistir a vídeos. A informação provém da mais recente actualização ambiental da gigante das redes sociais.
A empresa anunciou na semana passada que as suas emissões por utilizador aumentaram 18% entre 2011 e 2012. Segundo o Business Green, isto significa que cada utilizador teve um impacto anual de emissões de carbono equivalente à energia necessária para fazer 12 cafés com leite ou 36 copos de vinho.
Em comunicado, o Facebook atribuiu o crescimento das emissões ao aumento dos utilizadores. Disse também ter desenvolvido um método mais preciso de medir as suas emissões, onde pesa a energia usada para alimentar os seus centros de dados.
O objectivo da empresa é debruçar-se sobre avanços eficientes e inteligentes que lhe permitam, a longo prazo, controlar e diminuir esta pegada – já que, no curto prazo, a situação não parece ter grande solução.
Os números mostram que as operações do Facebook em 2012, incluindo viagens e centros de dados, foram menos alimentadas a energia limpa e renovável do que em 2011 – caindo de 23% para 19%. Já as actividades fornecidas por energia movida a carvão aumentaram de 27% para 34%. O uso de energia nuclear e gás natural também cresceu no ano passado.
Alguns grupos ambientalistas já criticaram o Facebook pela sua forte dependência da energia a carvão, mas a empresa foi recentemente aplaudida pelo compromisso de reduzir gradualmente o uso de combustíveis fósseis em detrimento das energias renováveis.