Café mais caro do mundo banido do menu de três hotéis de luxo por crueldade animal



O café Kopi Luwak, que tem a fama de ser o mais caro do mundo, acabou de sair do menu de três grandes hotéis de luxo de Hong Kong, afirmou a associação PETA (People for the Ethical Treatment of Animals).

De acordo com a ONG, esta mudança tem como pano de fundo uma campanha por si orquestrada, que explica que o café tem “traços de crueldade animal”. Na verdade, a produção do Kopi Luwak, produzido nas Filipinas e Indonésia, utiliza fezes de um mamífero chamado civeta.

A produção do café tem forçado os animais a uma situação debilitante e que vem sendo denunciada por grupos de protecção ambiental. Como a PETA.

Em muitos casos, os produtores colocam os civetas em jaulas, alimentando-os compulsivamente para garantir uma produção em massa dos grãos gourmet. Os grão de café são extraídos das fezes do civeta e higienizados, conferindo um sabor suave e caramelizado.

Qualquer que tenha sido a origem das primeiras produções de Kopi Luwak, a verdade é que o café é muito apreciado e um quilo dele pode chegar aos €300 (R$ 930), nos Estados Unidos.

A campanha da PETA começou em Outubro e envolveu a distribuição de relatórios co denúncias de crueldade dos animais. Um mês depois, o Langham, o InterContinental e o Landmark Mandarin Oriental decidiram riscar o café do menu. Todos eles afirmaram desconhecer a proveniência do Kopi Luwak.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...