Caloiros recolhem 114 quilos de lixo da Ria Formosa



Como forma de celebrar o Dia Internacional das Limpezas de Praia, a 16 de Setembro, os caloiros do curso de Biologia e Biologia Marinha da Universidade do Algarve passaram uma tarde diferente do habitual. Em plena Ria Formosa, os novos alunos apanharam garrafas de plástico, beatas, sacos, num total de 114 quilos de lixo recolhido.

Organizada pela Universidade e pela Straw Patrol, a iniciativa juntou 40 alunos que durante aproximadamente uma hora percorreram o areal da zona do Ludo, nas proximidades da Praia de Faro. Numa zona conhecida pela apanha do lingueirão, muitas foram as embalagens de sal e cordas deixadas para trás pelos pescadores e agora recolhidas por estes caloiros.

Palhinhas, muitas beatas de cigarro, garrafas e tampas de plástico foram também encontradas em grande quantidade no areal desta praia. Tudo somado, estes alunos impediram que 114 quilos de lixo entrassem no oceano, onde “iriam colocar em risco a vida de organismos marinhos e a saúde e segurança humanas”.

“Numa altura em que a praxe académica é amplamente discutida, estes alunos mostraram que é possível aliar a actividade de praxe à protecção dos ecossistemas marinhos, e fizeram toda a diferença”, lembra a Straw Patrol.

Foto: Straw Patrol





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...