Camboja: apreendida quase uma tonelada de marfim escondida em contentores



Depois de várias semanas de investigação as autoridades do Camboja conseguiram encontrar cerca de 940 quilos de marfim africano camuflado em caixas de madeira, no movimentado porto comercial de Sihanoukville. A quase tonelada de marfim tinha como destino final a China, para serem transformadas em peças refinadas e jóias.

Segundo as autoridades locais, algumas das peças de marfim foram cortadas em pedaços e escondidas no meio de uma carga de madeira, num total de 27 embrulhos encontrados. A carga estava escondida em contentores no porto de Sihanoukville, uma das principais vias de acesso à China, enorme consumidora de produtos em marfim.

Esta não é a primeira vez que as autoridades do Camboja encontram elevadas quantidades de marfim. Já em 2016 os meios de comunicação locais davam conta de um caso semelhante perto de Phnom Penh, capital do país, com a apreensão de 1,3 toneladas de marfim procedente de Moçambique.

Com elevados índices de corrupção, o Camboja é já apontado como um ponto essencial na rota do comércio ilegal de marfim africano com destino à Ásia, com destaque para a China.

Foto: Edu Jung / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...