Campanha brasileira quer acabar com insultos com nomes de animais



“Sai daí, sua lesma!”, “não sejas porco” ou “seu burro!” são alguns dos insultos corriqueiros que se podem ouvir por toda a geografia da língua portuguesa. Agora, uma campanha do Instituto brasileiro de Pesquisas Ecológica (Ipê) quer acabar com eles e, com isso, mudar a imagem negativa que temos de certos animais.

Segundo o Planeta Sustentável, a ideia teve origem no trabalho educativo da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta (tapir) Brasileira, coordenada pela investigadora Patrícia Médici. Entre as várias acções da iniciativa, uma tentou informar a população sobre a importância da espécie e desmistificar a ideia de que a anta, ou tapir, seria um ser sem inteligência.

“Estudos comprovam que a anta tem uma quantidade imensa de neurónios e é um animal extremamente inteligente”, explicou Patrícia ao Planeta Sustentável. “Ser chamado de anta é, na verdade, um elogio”.

Para além de ser o maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta é responsável por um importante trabalho de dispersão de sementes na Amazónia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

O movimento do Ipê no Facebook e Twitter tem várias ilustrações para a campanha, que têm origem nos nomes de animais usados pejorativamente: baleia, cão, piranha, burro ou tartaruga.

[nggallery id=1494 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...