Campanha contra a poluição dos oceanos desafia à recolha de três plásticos a cada ida à praia
O plástico está em todo o lado – os seus usos são infinitos, tal como as suas desvantagens. A sua produção contribui para o esgotamento dos combustíveis fósseis, para as alterações climáticas e para algumas incertezas a respeito dos impactos na saúde humana. Outra grande desvantagem é naturalmente a poluição do planeta que afecta os ecossistemas e, em especial, os oceanos.
É nos mares que se encontram os grandes aglomerados de detritos de plástico. Eles minam o ambiente, sem se decomporem, sendo transportados pelas correntes para todos os cantos do mundo. Os pedaços mais pequenos são facilmente confundidos com alimento e ingeridos por uma série de animais, ameaçando cadeias alimentares inteiras.
A Take 3, organização com sede na Austrália, desenvolveu uma nova abordagem para a sensibilização em torno dos impactos da poluição de plásticos nos oceanos e cursos de água. Com ela, é pedido a todos que ajudem a controlar este fenómeno recolhendo apenas três pedaços de lixo quando saírem da praia ou de outro lugar perto de água, em qualquer parte do mundo.
Trata-se de um problema global, pelo que qualquer um de nós se pode aliar à campanha e ser parte da solução. Se um milhão de pessoas retirasse três pedaços de plástico da natureza todos os dias, o mundo seria certamente um lugar muito mais limpo.
Para evitar este tipo de poluição, a Take 3 também pede às pessoas que repensem o uso que fazem deste material. Ao rejeitarem os artigos descartáveis e optarem por alternativas reutilizáveis, todos podemos reduzir o lixo criado que acaba perdido nos mares.