Campanha para sensibilizar turistas para alojamentos sustentáveis em Lisboa segue para crowdfunding



A empreendedora – e lisboeta – Silvia Pelham está a lançar uma campanha para sensibilizar os turistas para a escolha de alojamentos com credenciais verdes, na capital portuguesa, e ajudar estas unidades turísticas a melhorarem a sua performance ecológica e ambiental.

Denominada Leaf-Boa – Go Grene Lisboa, a campanha baseia-se no Five-Leaf (System), um sistema dinâmico de avaliação de performance ecológica do sector turístico e que, em cinco níveis – as chamadas “folhas” – classifica todo o tipo de alojamentos turísticos, operadores, agências de viagens, guias, consultores e fornecedores materiais, equipamentos e serviços ligados a este sector.

A campanha foca-se nos alojamentos de Lisboa. “Queremos facultar aos hoteleiros um guia prático sobre as principais áreas de interesse num hotel amigo do ambiente, nomeadamente, iluminação, climatização e equipamentos eléctricos em geral; consumo de água; qualidade do ar no interior dos edifícios; serviços e produtos de higiene pessoal; gestão de resíduos; formação e sensibilização; interacção com outras entidades interessadas e fornecimentos e aquisições ecológicas”, explica a autora.

A campanha pode ser financiada durante 60 dias e o montante angariado será utilizado para criar uma equipa que contactará todas as unidades de alojamento em Lisboa, durante três meses.

Sílvia Pelham leccionou a cadeira de Ambiente na Faculdade de Arquitectura de Lisboa e registou o sistema Five-Leaf há cinco anos. Para além de Sílvia, o projecto conta ainda com o designer Jason Lawrence e Jessica Linda, responsável pela angariação de fundos.

CINCO NÍVEIS DE AVALIAÇÃO

1 Folha – hotéis que não tenham tido, até hoje, qualquer preocupação ambiental mas cuja direcção demonstre respeito pelo meio ambiente.

2 Folhas – representa o nível básico de preocupação, com critérios de defesa do meio ambiente.

3 Folhas – envolve uma atitude pró-activa por parte da direcção do hotel em prol do ambiente, da qual é dado pleno conhecimento aos hóspedes.

4 Folhas – a integração neste nível é feita com base no cumprimento da maioria das medidas apresentadas no nível 3, acrescida de outras medidas técnicas.

5 Folhas – a inserção no nível de topo atinge-se com base no preenchimento da maioria de todos os requisitos expressos nos níveis anteriores, ao qual se deverão adicionar novos requisitos regulamentares.





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