Canadá: a biblioteca que pôs os cidadão a partilhar ferramentas
Em 2012, Lawrence Alvarez e Ryan Dyment decidiram lançar a primeira Biblioteca de Ferramentas em Toronto, no Canadá. Então, a iniciativa não era nova – existiam cerca de 40 bibliotecas de ferramentas – ou Tool Library – na América do Norte, mas a cidade canadiana não tinha nenhuma.
No espaço, os cidadãos de Toronto podiam doar e alugar ferramentas, participar em workshops e formações sobre o tema – dados por profissionais – ou até conseguir um emprego neste sector. Tudo com base numa economia de partilha.
O sucesso da primeira TTL (Toronto Tool Library) levou à abertura de outros dois espaços na cidade e, em 2013, a uma parceria com a biblioteca pública de Toronto – esta sim, uma iniciativa inédita.
O resultado desta união foi a The Kitchen Library, um espaço de “consumo colaborativo” onde todos podem participar – como formadores ou formandos – em temas tão variados como a carpintaria, jardinagem, reparações caseiras, reciclagem ou upcycling.
Tal como os espaços TTL, a The Kitchen Library aluga todo o tipo de ferramentas – como se de um livro se tratasse – e promove workshops e formações para a comunidade.
Hoje, os espaços TTL têm mais de 3.000 ferramentas e continuam a receber jovens à procura de aprender alguns truques, doações por parte de cidadãos que não querem ficar com as suas ferramentas a apanhar pó na garagem da casa mas também profissionais com gosto em partilhar os seus conhecimentos.
Os membros da TTL pagam €35 por mês e têm acesso a todas as ferramentas – incluindo impressoras 3D ou máquinas profissionais. Quem não tem possibilidade de pagar esta quantia tem as portas abertas todas as quartas-feiras, das 19h às 22h. “Chamamos-lhe a nossa noite comunitária”, explicou Alvarez ao Collectively.
O próximo passo é expandir o conceito de “biblioteca de ferramentas” para incluir temas ligados ao campismo, desporto, festas, lazer e brinquedos.
[nggallery id=2156 template=greensavers]