Canadá: consumo de carne diminuiu quase 10% em doze anos
O consumo de carne per capita diminuiu quase 10%, no Canadá, entre 2001 e 2013, de acordo com uma pesquisa da Statistics Canada publicada no Globe and Mail. De acordo com o estudo, o consumo de carne anual per capita está a diminuir naquele país desde 1999 – deu-se uma queda de 31% em carne de porco e uma redução, no sector da carne bovina, de 19%.
Todos estes números são uma realidade – apesar – de os rendimentos disponíveis terem aumentado de forma constante durante o mesmo período
Segundo o estudo, vários foram os factores a contribuírem para este declínio, sendo o mais importante uma maior consciencialização para o tratamento dado animais em quintas e fazendas.
Uma população mais envelhecida e uma maior imigração foram dois dos outros factores que estiveram na origem desta diminuição do consumo de carne.
O resultado, para os agricultores e indústria, é a diminuição das margens de lucro, em 2015, para 4,2% – em 2014 tinham rondado os 4,8%.
A indústria da carne emprega 260.000 pessoas no Canadá, metade delas no estado de Ontário. É a maior empregadora do país.
Foto: le vent le cri / Creative Commons